Blog » Restauração na Amazônia: o que está em jogo, quais políticas são necessárias e como envolver o setor privado?

Restauração na Amazônia: o que está em jogo, quais políticas são necessárias e como envolver o setor privado?

Created Mar 20 2023, 6:19 PM by Daniel Alberto Sumalavia Casuso
  • Restoration
  • Colombia
  • Brazil
  • Amazon
  • ASL
  • Peru

Na terça-feira, 28 de fevereiro, o Banco Mundial, por meio do Programa de Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), com recursos do Global Environment Facility (GEF), e da International Conservation Caucus Foundation (ICCF) organizou o evento "Restauração na Amazônia: o que está em jogo, quais políticas são necessárias e como envolver o setor privado?". O evento reuniu parlamentares do Brasil, Colômbia e Peru com autoridades científicas e representantes do setor privado.

Parlamentares do Brasil, Colômbia e Peru estiveram presentes no evento. 

A representação parlamentar incluiu: 

  • Pelo Brasil: deputados Arnaldo Jardim, Carlos Gomes, Fred Costa, Pedro Aihara, Zé Silva, Zé Vitor e senador Nelsinho Trad; 

  • Pela Colômbia: senador Nicolás Echeverri e representantes Yénica Acosta, Carlos Ardila, Andrés Cancimance, Mauricio Cuéllar e Jorge Méndez; 

  • Pelo Peru: deputados Arturo Alegría, Jeny López e Karol Paredes, que também é vice-presidente do Parlamento Amazônico. 

Representantes do Painel Científico da Amazônia, do Banco Santander e onze parlamentares dos três países, além de representantes do Banco Mundial e do ICCF, se reuniram para discutir a situação atual da Amazônia e as iniciativas em andamento para restaurar ecossistemas já degradados. O evento teve como objetivo geral destacar a importância da colaboração entre governos, setor privado e comunidades locais para promover estratégias que protejam, restaurem e conservem os ecossistemas da Amazônia, por sua vez, abordando a crise climática.  Uma das questões principais foi como as legislações dos países da região amazônica poderiam criar condições para uma escala transformativa no nível de investimento publico privado em restauração florestal integrado com atividades econômicas sustentáveis.  

Os congressistas participaram de diversas formas: presencial, virtual, por meio de seus assessores ou por meio de vídeos pré-gravados. O evento foi moderado por Jaime Cavelier do ICCF e contou com a participação dos membros do Painel Científico da Amazônia, Carlos Nobre, Nathália Nascimento, Pedro Brancalion, além de Leonardo Fleck do Banco Santander.  

Durante o encontro, representantes do Painel Científico da Amazônia apresentaram o estado atual da conservação e degradação atual da Amazônia e destacaram a necessidade de promover processos de restauração em nível regional, articulados com esforços de controle do desmatamento, bem como a proteção e recuperação de áreas protegidas. O representante do Banco Santander destacou o crescente ímpeto do setor privado no apoio à regeneração em áreas estratégicas, que pode ser capitalizado por meio de ações coletivas com governos onde prevaleçam decisões políticas que garantam escala e sustentabilidade desses esforços. 

Por sua vez, os parlamentares reiteraram esse propósito, enfatizando a importância da colaboração para enfrentar efetivamente os desafios climáticos da região amazônica. Eles também destacaram a necessidade de reconhecer que muitas atividades em andamento na Amazônia são cruciais para sustentar a subsistência da população local e que as iniciativas de restauração devem levar em consideração suas necessidades e direitos. 

O evento possibilitou avançar no diálogo necessário para promover ações de restauração na região, reunindo diversas perspectivas e conhecimentos para criar uma agenda futura que beneficie a região. A colaboração e uma visão compartilhada são essenciais para garantir um futuro sustentável para a Amazônia e suas comunidades. Esta reunião regional de parlamentares dá continuidade ao encontro presencial realizado no departamento de Putumayo, na Colômbia, entre 9 e 10 de novembro de 2022, financiado pelo Banco Mundial através da ASL.

Translate

EXPLORE OUR CONTENT

Image

Image

Image

Image

Image