Blog » Projetos e Sócios ASL

Projetos e Sócios ASL

Created Apr 06 2022, 6:53 PM by Christel Maria Moller Molina
  • ASL

To read this content in English, click here.

Para leer este contenido en español, haga click aquí.

"O Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia é um programa ambicioso para proteger a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que sustentam os meios de vida das comunidades e os benefícios ambientais globais. Com base em décadas de trabalho na região amazônica, este programa trabalha em colaboração com seus parceiros no governo, a comunidade de doadores e organizações da sociedade civil para acelerar soluções locais e regionais e promover a sustentabilidade.

 

O ASL é um esforço regional de conservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia, que visa conectar pessoas e instituições para conectar paisagens bem conservadas e manejadas.

Os projetos nacionais do ASL são liderados pelas autoridades ambientais de cada país amazônico participante e são implementados em parceria por agências públicas e privadas nacionais e internacionais, com o apoio da sociedade civil e de organizações comunitárias.

O Grupo do Banco Mundial (BM) é a agência líder para o ASL. O Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (IFAD) são as agências do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) que apóiam a preparação e implementação de projetos nacionais. Um projeto de coordenação regional, implementado pelo Banco Mundial, fornece assistência técnica e oportunidades de gestão do conhecimento aos países participantes e parceiros do programa.

Menu

Projetos ASL1: Projeto de Coordenação (ASL1) | Brasil: Paisagens Sustentáveis da Amazônia Brasil (ASL1) | Colômbia: Coração da Amazônia (ASL1) | Amazônia Sustentável para a Paz | Peru: Paisagens Produtivas Sustentáveis | Assegurando o Futuro das APs Naturais do Peru

Projetos ASL2: Projeto de Coordenação (ASL2) | Bolívia: Sistema Nacional de Áreas Protegidas | Brasil: Paisagens Sustentáveis da Amazônia Brasil (ASL2) | Colômbia: Coração da Amazônia (ASL2) | Equador: Conservação e Manejo Sustentável da Biodiversidade | Guiana: Assegurando uma Amazônia Viva através da Conectividade Paisagística | Peru: Construindo o Bem-estar Humano na Floresta Amazônica | Suriname: Fortalecendo o Manejo de Paisagens Protegidas


Projetos ASL1

Projeto de coordenação técnica de assistência (ASL1)

Agência GEF: Grupo Banco Mundial

O projeto de assistência técnica regional visa fortalecer a coordenação, o acesso à informação e a capacidade das partes interessadas dos projetos nacionais no âmbito do Programa ASL. Dentro do ASL1, este projeto regional tem reunido as equipes nacionais do Brasil, Colômbia e Peru para construir capacidade e ampliar abordagens inovadoras, oferecendo eventos de troca de conhecimento, melhorando a coordenação com parceiros-chave e construindo uma comunidade de prática.

Oportunidades de colaboração regional e processos de governança também são promovidos com uma comunidade mais ampla de equipes de projetos, instituições governamentais, agências doadoras e organizações da sociedade civil que trabalham na Amazônia.

BRASIL

Paisagens Sustentáveis da Amazônia Brasil

Agências executoras: Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) e Conservaçao Internacional-Brasil (CI-Brasil), ICMBio, Ministério do Meio Ambiente

Agência GEF: Grupo Banco Mundial

Website

Objetivo: Expandir a área sob proteção legal e melhorar o manejo de áreas protegidas e aumentar a área sob restauração e manejo sustentável na Amazônia brasileira.

Locais do projeto: Paisagens protegidas e produtivas nos nove Estados da Amazônia brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

COLÔMBIA

Conservação e Sustentabilidade Florestal no Coração da Amazônia Colombiana

Agências executoras:  Minambiente, Parques Nacionales Naturales, IDEAM, Instituto Sinchi, Corpoamazonia, CDA, Patrimonio Natural

Agência GEF:  Grupo Banco Mundial

Website

Story Map do Proyecto

Objetivo: Melhorar a governança e promover atividades sustentáveis de uso da terra para reduzir o desmatamento e conservar a biodiversidade na área do projeto.

Locais do projeto: Parque Nacional Serranía de Chiribiquete (NP); Parque Nacional Alto Fragua Indi Wasi; NP Paya; NP Serranía de Churumbelos Auka Wasi; Santuário de Plantas Medicinais Orito Ingi-Ande Flora; Corredor Páramos Miraflores/Picachos, Parque Regional Bajo Caguan e Serranía La Lindosa, Capricho, Cerritos e Mirolindo; 22 reservas indígenas.


Conectividade e Conservação da Biodiversidade na Amazônia Colombiana - Amazônia Sustentável para a Paz

Agência executora: Minambiente

Agência GEF: PNUD 

Website

Folha informativa

Objetivo: Melhorar a conectividade e conservar a biodiversidade através do fortalecimento das instituições e organizações locais para garantir a gestão integral de baixas emissões de carbono e a construção da paz.

Locais do projeto: Estratégia de Gestão da Mudança Climática e Planos Integrados de Mudança Climática desenvolvidos para a região amazônica; duas áreas focalizadas para o projeto paisagístico:  Sabanas del Yarí (Caquetá - Meta) e a Zona de Reserva Campesina La Perla Amazónica (Putumayo); duas áreas focalizadas para o fortalecimento da conservação e cadeias de valor sustentáveis e inclusivas: Piamonte (Cauca) e La Uribe (Meta).

PERU

Paisagens Produtivas Sustentáveis na Amazônia Peruana

Agência executora: Ministerio do Ambiente 

Agência GEF: PNUD

Website

Folha informativa

 

Objetivo: Gerar múltiplos benefícios ambientais globais através da aplicação de uma abordagem integrada ao manejo de paisagens amazônicas.

Locais do projeto: O projeto irá beneficiar áreas protegidas em 11 distritos localizados nas regiões de Ucayali e Huánuco.


Assegurando o Futuro das Áreas Naturais Protegidas do Peru

Agência executoras: SERNANP, Ministerio do Ambiente, Profonanpe

Agência GEF: WWF

Storymap

Folha informativa

Objetivo: Promover a sustentabilidade financeira a longo prazo para a gestão efetiva do Sistema Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Peru (SINANPE) para a proteção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos de importância global no Bioma Amazônia.

Locais do Projeto: O projeto irá beneficiar o sistema de áreas protegidas que inclui 38 áreas protegidas na floresta amazônica. Intervenções no terreno serão apoiadas em quatro áreas protegidas prioritárias (Parque Nacional Rio Abiseo, Parque Nacional Tingo María, Santuário Nacional Tabaconas Namballe e a Reserva Comunal Machiguenga).    

 


Projetos ASL2

Assistência técnica regional na Amazônia (ASL2)

O projeto de assistência técnica regional na Amazônia do ASL visa facilitar a troca de conhecimentos e experiências entre projetos nacionais da ASL e com outros atores-chave.

Objetivo do projeto: Reforçar a coordenação, o acesso à informação e a capacidade das partes interessadas de projetos nacionais no âmbito do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia GEF-7.

Agência GEF: Banco Mundial

BOLIVIA

Abordagem de Paisagem Sustentável no Sistema Nacional de Áreas Protegidas e Ecossistemas Estratégicos da Bolívia

 

Agência Executora: Ministério do Meio Ambiente e da Água

Agência GEF: Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF

Folha Informativa

Objetivo do projeto: Reforçar a eficácia da gestão e a sustentabilidade financeira do SNAP - ECOS, com base na participação social e na produção sustentável dos recursos naturais, com foco na Amazônia boliviana.

Áreas de intervenção: Área Natural de Manejo Integrado e Parque Nacional Madidi, Parque Nacional Noel Kempff Mercado, Reserva da Biosfera da Estação Biológica de Beni, Reserva Nacional da Amazônia de Manuripi, Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure, Território Indígena Pilón Lajas e Reserva da Biosfera, Reserva de Vida Silvestre Bruno Racua, Santa Rosa de Yacuma. Río Yata, Río Matos, Río Blanco, Central Indígena de Pueblos Originarios de la Amazonía de Pando

BRASIL

Paisagens Sustentáveis da Amazônia Brasil: Fase 2

Agência Executora: FGV, Ministério do Meio Ambiente

Agência GEF: Banco Mundial

Objetivo do projeto: Ampliar a área sob proteção legal e melhorar o manejo de AP e aumentar a área sob restauração e manejo sustentável na Amazônia brasileira.

Áreas de intervenção: Áreas protegidas, propriedades rurais e terras públicas em quatro estados da Amazônia brasileira (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia), incluindo a Reserva da Biosfera da Amazônia Central, o Mosaico de Unidades de Conservação do Baixo Rio Negro, o Sítio do Patrimônio Natural Rio Negro e os Sítios Rio Juruá Ramsar. 

COLÔMBIA

Conservação e Sustentabilidade Florestal no Coração da Amazônia Colombiana (ASL2)

 

Agências Executoras: Minambiente, Parques Nacionales Naturales, IDEAM, Instituto Sinchi, Corpoamazonia, CDA, Patrimonio Natural 

Agência GEF: Banco Mundial

Website

Folha Informativa

Objetivo do projeto: Melhorar a governança e promover atividades de uso sustentável da terra para reduzir o desmatamento e conservar a biodiversidade na área do projeto.

Áreas de Intervenção

Áreas Protegidas (14): PNN Serranía del Chiribiquete PNNSCH, PNN La Paya, PNN Serranía de los Churumbelos - Auka Wasi (PNNSCHAW); PNN Alto Fragua Indiwasi (PNNAFIW); Santuario de Flora y Plantas Medicinales Orito Indi Ange, PNN Sierra de la Macarena, PNN Tinigua, PNN Picachos, Reserva Nacional Natural Nukak (RNNNNNukak); Reserva Florestal Nacional Protegida (RFPN) Serranía de la Lindosa; (RFPN) Bacia do Alto Mocoa e reservas indígenas sobrepostas; (RFPN) Bacia do Alto San Juan e Páramo Miraflores - PNR Picachos; Distrito de Conservação da Terra de Bajo Guayabero.

Locais Ramsar: Lagos Tarapoto e Estrella Fluvial de Inírida (EFI).

Reservas indígenas adjacentes e que se sobrepõem a elas: PNNSCH, PNN La paya, os resguardos que fazem parte dos sítios Ramsar, para um total de 29 resguardos indígenas.

Áreas de Manejo e Uso Florestal: Área (I) área florestal de Guaviare (em Guaviare), (II) área florestal Yari - Caguán (Caquetá), (III) área florestal Mecaya - Sencella (Putumayo), e (IV) área florestal Tarapacá (Amazonas).

EQUADOR

Corredores de conectividade em duas paisagens prioritárias na região amazônica equatoriana

Agências Executoras: Ministério do Meio Ambiente, Água e Transição Ecológica; Conservation International Ecuador 

Agência GEF: WWF

Folha Informativa

 


Objetivo do projeto: Melhorar a conectividade ecológica de duas paisagens prioritárias, Aguarico-Napo e Palora-Pastaza, na Amazônia equatoriana, através do estabelecimento de dois corredores de conectividade e mecanismos de gestão associados, para garantir a conservação a longo prazo da biodiversidade de seus ecossistemas.

Áreas de intervenção: Aguarico-Napo (Províncias: Sucumbíos e Orellana) e Palora - Pastaza (Províncias: Pastaza e Morona Santiago).

GUIANA

Assegurando uma Amazônia viva através da conectividade da paisagem no sul da Guiana

Agência Executora: Agência de Proteção Ambiental (EPA)

Agência GEF: WWF

 

 

Objetivo do projeto: Fortalecer a conectividade paisagística através de uma melhor gestão da Área Protegida das Montanhas Kanuku e das Terras Úmidas de Rupununi Norte no sul da Guiana.

Locais do projeto: Zona Húmida Norte de Rupununi (NRW) e a Área Protegida das Montanhas Kanuku adjacentes (KMPA).

PERU

Construindo o bem-estar humano e a resiliência nas florestas amazônicas, aumentando o valor da biodiversidade para a segurança alimentar e os bio-negócios

Agências Executoras: Ministério do Meio Ambiente, Profonanpe

Agências GEF: FAO ( Agência Líder), UNIDO e IFAD

Folha Informativa

Objetivos do projeto: Promover a conservação de florestas e áreas úmidas saudáveis e funcionais que sejam resistentes à mudança climática, mantendo estoques de carbono, evitando emissões de GEE e gerando meios de vida locais sustentáveis e resistentes para a população local na Amazônia peruana.

Áreas de intervenção: Tigre - Marañón Paisagem (província e departamento de Loreto), Alto Ucayali - Inuya Paisagem (província de Atalaya - Ucayali e província de Satipo - Junín).

SURINAME

Fortalecendo a gestão de paisagens protegidas e produtivas na Amazônia de Suriname

Agência executora: Ministério de Política Territorial e Manejo Florestal (GBB) (parceiro executor). Fundação para o Manejo Florestal e Controle da Produção (SBB) (parceiro responsável).

Agência GEF: PNUD

 


Objetivo do projeto: Garantir a gestão eqüitativa das paisagens protegidas e produtivas do Suriname através de abordagens integradas que proporcionem benefícios de conservação que se apóiem mutuamente e meios de subsistência sustentáveis.

Áreas de Intervenção: Região Saamaka/Matawai: Parque Natural Brownsber, Reserva Natural Brinckheuvel e Reserva Natural do Suriname Central. Região Coeroeni/Paroe: Reserva Natural de Sipaliwini.

Translate

EXPLORE OUR CONTENT

Image

Image

Image

Image

Image