Blog » Materiais de treinamento sobre turismo sustentável de base comunitário na Amazonia

Materiais de treinamento sobre turismo sustentável de base comunitário na Amazonia

Created Mar 10 2022, 10:48 AM by Christel Maria Moller Molina
  • Amazon
  • Brazil

Para ver este contenido en español vaya aquí.

O curso Turismo Comunitário: Intercâmbio Amazônico é uma iniciativa do Programa de Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) com objetivo de capacitar e articular atores ligados a diferentes setores do campo do Turismo Sustentável de Base Comunitária (TSBC) para aprimorar seus conhecimentos e incentivar uma rede de troca de experiências em TSBC entre o Brasil, Colômbia e Peru.

Liderado por comunidades tradicionais, o Turismo Sustentável de Base Comunitário (TSBC) oferece uma opção alternativa de viagem para um grupo emergente de turistas que buscam uma experiência mais sustentável e autêntica. Na Amazônia, essas oportunidades permitem aos visitantes experimentar a conexão das pessoas que vivem nas profundezas da floresta amazônica com a natureza, e conhecer as tradições, a cultura e o modo de vida ao seu redor.

Para expandir o TSBC na Amazônia, um grupo de 22 empresários locais, líderes comunitários e autoridades governamentais do Brasil, Colômbia e Peru foram levados a uma jornada de aprendizado em 2021 para refletir e trocar conhecimentos sobre suas experiências no TSBC. Essa jornada teve duas parts: (1) uma fase virtual de aprendizagem com 5 módulos para aprender sobre os diferentes aspectos do TSBC e (2)  uma viagem na RDS do Rio Negro (Brazil) para conhecer experiencias do lugar e comparar com as suas experiencias com o grupo. O objetivo era prepará-los para fortalecer suas iniciativas em TSBC e aumentar sua participação no mercado, como parte de um caminho para a recuperação verde. Um objetivo adicional era usar o material de treinamento preparado para que eles pudessem usar para ensinar suas comunidades.

Clique aqui para ler o artigo sobre o curso. 

Aqui, você encontrará todos os materiais que foram usados durante os cursos de treinamento on-line, e materiais de apoio para ajudá-lo a organizar o curso:

  • A guia do curso (para dar todo o contexto ao professor)
  • As apresentações PPT das 5 aulas do curso (para usar nas aulas):

Para comunicar com os alunos e ajudar na fase de reflexão e engajamento com o grupo, vários flyers foram propostos.  Se você quiser preparar flyers sobre o seu contexto e interesse, você encontrara aqui o material para isso.

Para mais informações sobre o evento que aconteceu, você pode ler a feature story olhar o vídeo ou ler o relatório final.

O Turismo Comunitário: intercâmbio Amazônico é executado pela Mariepáua Soluções em Sustentabilidade em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a Poranduba Amazônia e SDSN Amazônia.

Translate

EXPLORE OUR CONTENT

Image

Image

Image

Image

Image