Blog » Eventos de Conhecimento

Eventos de Conhecimento

Created Apr 06 2022, 6:46 PM by Christel Maria Moller Molina

Para leer este contenido en español haga click aquí.

To read this content in English, click here.

 

Viagens de Estudo | Workshops e Conferências Regionais | Conferências Anuais ASL

Webinars | Eventos paralelos

O ASL promove a gestão do conhecimento e o intercâmbio de aprendizado entre projetos nos países participantes e uma comunidade mais ampla envolvida na conservação e no desenvolvimento sustentável na região. O programa facilita, em uma abordagem prática e orientada pela demanda, a transferência de experiências e melhores práticas, contribuindo para a capacitação, disseminando inovações e promovendo a ampliação de atividades e abordagens bem sucedidas emergentes de projetos nacionais, bem como de iniciativas de outros parceiros. Ao vincular as atividades de conhecimento com as experiências de implementação das partes interessadas, o programa assegura que o conhecimento transferido seja relevante, que a capacidade seja construída e que o aprendizado seja acelerado.


Viagens de Estudo

Viagem de estudo sobre turismo sustentável baseado na comunidade
Rio Negro, Brasil | 2021

O Programa ASL apoia o turismo comunitário sustentável ao facilitar uma viagem de intercâmbio de conhecimentos, que incluiu aulas virtuais e uma viagem de estudo com empresários locais, líderes comunitários e autoridades governamentais do Brasil, Colômbia e Peru.

Assista ao vídeo aqui. Acesse os materiais de treinamento em espanhol e português. Leia a história em destaque aqui (em inglês).

Governança e co-gestão entre áreas protegidas e territórios indígenas
Madre de Dios, Peru | Novembro 2–9, 2019

Durante sete dias, representantes de instituições, comunidades e povos indígenas do Peru, Brasil e Colômbia participaram de um estágio facilitado pelo ASL e liderado pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Peru, SERNANP. O estágio focalizou o aprendizado de primeira mão sobre as experiências das comunidades Boca Isiriwe e Puerto Azul Mberowe e sua experiência no exercício de seu papel de Executor do Contrato de Administração (ECA) da Reserva Comunal de Amarakaeri, localizada em Madre de Dios, na Floresta Amazônica Peruana. Este evento, como outros eventos de gestão do conhecimento, visa fortalecer a rede de conhecimento regional no âmbito do Programa ASL e disseminar boas práticas em gestão sustentável e modelos de governança territorial. Para mais informações sobre o evento, por favor clique neste link. | Apresentações

Troca de conhecimentos da comunidade florestal Selva Maya - Amazônia: Trabalhando juntos pela floresta, vida e a paz
Petén, Guatemala | Julio 14–20, 2019

Vinte e um participantes do Brasil, Colômbia e Peru se reuniram para aprender como as comunidades locais na Guatemala estão protegendo mais de 500.000 hectares de floresta, através de concessões comunitárias concedidas pelo governo, ao mesmo tempo em que geram benefícios econômicos e sociais. Os participantes foram provenientes de comunidades locais que trabalham no manejo florestal, instituições governamentais e não governamentais diretamente envolvidas nos processos, e especialistas em manejo e conservação florestal. Também foram apresentadas iniciativas semelhantes que estão sendo realizadas no Brasil e na Colômbia.

Baixar o relatório sobre desafios e lições aprendidas
Assista ao vídeo sobre Community Forestry - Aprendendo de Petén (Em espanhol com legendas em inglês)
Leia o artigo (em português).

Atividades produtivas sustentáveis para a conservação da Amazônia
Rio Branco – Acre, Brasil | Enero 29–31, 2018

O objetivo desta viagem de estudo foi aprender das melhores práticas de gestão de recursos naturais no Estado do Acre no Brasil. O Acre oferece lições valiosas para governos e empresas sobre como reduzir o desmatamento em uma jurisdição enquanto aumenta o desenvolvimento econômico sustentável e melhora a qualidade de vida de seu povo. Agenda | História em destaque (Em inglês).

 


Workshops e Conferências

Selvagem – Círculo de Estudos sobre a Vida
Rio de Janeiro, Brasil | Noviembre 13–15, 2019

O ASL contribuiu para este intercâmbio internacional de conhecimentos científicos e tradicionais que reuniu líderes indígenas, cientistas, acadêmicos e artistas para refletir sobre diferentes aspectos da vida na Amazônia. O evento é parte de uma iniciativa mais ampla com palestras, oficinas, publicação de livros e um canal de divulgação na web. O ciclo de atividades gera um conjunto de publicações anuais para apresentar os resultados dos temas discutidos. Visite o website do evento.

7ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais (WILDFIRE 2019)
Campo Grande, Brasil | Outubro 28 - Novembro 4, 2019

O ASL co-financiou a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, um evento internacional de compartilhamento de conhecimento onde profissionais de diferentes nacionalidades discutiram múltiplas questões relacionadas ao gerenciamento e controle de incêndios florestais. O tema da conferência foi Cara a Cara com o Fogo em um Mundo em Mudança: Reduzindo a Vulnerabilidade das Populações e Ecossistemas através do Gerenciamento Integrado do Fogo. O evento ocorre a cada quatro anos e pela primeira vez foi organizado na América Latina e teve a participação de aproximadamente 1.100 pessoas representando 41 países. Para mais informações sobre este evento, visite o website. Vídeo do evento.

Conversações do Mundo II: Colômbia, Brasil, Peru
Leticia, Colombia | Fevereiro 10–15, 2019

Os "Diálogos Regionais Interculturais para a Gestão Ambiental e Territorial na Amazônia" foram apoiados pelo ASL e organizados pela Fundação Gaia Amazonas e seus parceiros estratégicos: o Instituto Socioambiental (ISA), o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena Iepé e o Instituto del Bien Común (IBC). O evento facilitou a troca de experiências sobre questões de gestão territorial e governança ambiental entre organizações indígenas e da sociedade civil nacional e internacional, e autoridades ambientais do Brasil, Colômbia e Peru. O relatório e o vídeo resumem os principais resultados e reflexões gerados neste encontro histórico, que ajudaram a construir conhecimento conjunto e a criar alianças regionais para o futuro das Terras Indígenas e Áreas Naturais Protegidas do Noroeste da Amazônia. Relatorio | Vídeo
Declaração final do evento "Conversações do Mundo: Diálogos Regionais Interculturais para a Gestão Ambiental e Territorial na Amazônia" Espanhol | Português.

Primeira Conferência de Alto Nível das Américas sobre o Comércio Ilegal de Vida Selvagem
Lima, Peru | Outubro 3–4, 2019

O ASL contribuiu para a primeira Conferência de alto nível das Américas sobre o Comércio Ilegal de Vida Selvagem (IWT). A Conferência contou com a presença de delegados governamentais de 30 países das Américas e representantes da Europa, Ásia e ONGs internacionais. Durante a IWT 2019, representantes de governos e organizações regionais subscreveram a "Declaração de Lima sobre o Comércio Ilegal de Vida Selvagem". A Declaração destaca o forte e decidido compromisso político de adotar e promover 21 medidas para combater estes crimes. Entre os compromissos, eles reconheceram a onça-pintada (Panthera onca) como uma espécie emblemática das Américas e um símbolo da luta contra o comércio ilegal de animais selvagens.

Valerie Hickey, Gerente de Prática para América Latina e o Caribe (LAC) do Grupo Banco Mundial, apresentou na Plenária 3: Desafios e boas práticas no monitoramento e aplicação da lei de comércio de vida selvagem, sobre experiências bem sucedidas no monitoramento, controle e aplicação de estruturas legais relacionadas à vida selvagem. Com o apoio do ASL e do PNUD como agência GEF, um projeto na Colômbia está implementando uma iniciativa de corredor de onças em parceria com a organização Panthera para promover a coexistência entre agricultores e grandes felinos dado o aumento da depredação do gado na região. O projeto também desenvolveu experiências para a identificação e monitoramento comunitário de espécies vulneráveis devido ao consumo, comércio e conflitos entre homem e vida selvagem. Texto completo da Declaração de Lima (Em espanhol).

Conferência sobre Tecnologia para a Conservação
Los Amigos, Peru | Junho 24–28, 2019

Em parte financiada pelo ASL e organizada pelo Andes Amazon Fund, a conferência mostrou tecnologias emergentes inovadoras para o apoio à conservação e identificou formas de colaboração.  Artigo (em Inglês)

 

 

Simpósio sobre soluções energéticas para as comunidades amazônicas
Manaus, Brasil | Março 25–28, 2019
Com o apoio de vários parceiros, incluindo o ASL, o simpósio foi organizado para mostrar produtos e serviços e gerar soluções e recomendações sobre como aumentar o uso de fontes alternativas de energia (por exemplo, solar, eólica, biomassa) em comunidades amazônicas distantes e remotas. Esta abordagem está de acordo com a abordagem de desenvolvimento sustentável que também inclui o manejo florestal sustentável, a conservação dos recursos naturais e a proteção dos territórios para as comunidades que vivem na Amazônia. O evento reuniu 830 participantes, incluindo líderes indígenas e comunitários de várias regiões e países da Amazônia; representantes de governos nacionais e estaduais, setores financeiro, industrial e comercial, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil e agências de cooperação; e empresários e estudantes. Site do evento (em Português) 

Conectividade - Quais são os critérios para estabelecer corredores ecológicos através da restauração e gestão da paisagem?
São Paulo, Brasil | Dezembro 5–7, 2017

Juntamente com o Ministério do Meio Ambiente brasileiro, IUCN e BMUB, o ASL apoiou o seminário para aumentar as sinergias entre as iniciativas na América do Sul, focalizando a Amazônia brasileira, colombiana e peruana e a floresta atlântica brasileira, argentina e paraguaia. Vídeo do evento.

 


Conferências Anuais ASL

Quarta conferência anual do ASL
Virtual | Novembro 17–18, 2021

Nos dias 17-18 de novembro de 2021, o ASL realizou sua quarta conferência anual virtual. Durante o evento, participaram mais de 140 participantes de equipes de programas, agências e parceiros. A conferência serviu para o lançamento da segunda fase do ASL, que amplia o escopo dos projetos nacionais do programa, abrangendo projetos nacionais na Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Visite o site da conferência | Baixar o relatório 

 

Terceira conferência anual do ASL
Virtual | Outubro 21–22, 2020

De 21 a 22 de outubro de 2020, o ASL realizou sua terceira conferência anual virtual. Durante o evento, mais de 100 participantes de equipes de programas, agências e parceiros compartilharam conhecimentos e experiências sobre conservação da biodiversidade e gestão sustentável da paisagem na Amazônia. A conferência recebeu novos participantes e equipes de projeto da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname envolvidos na segunda fase do programa. Visite o site da conferência | Download do relatório 

Segunda Conferência Anual do ASL 
Leticia, Colômbia  |  Setembro 3–6, 2019 

Mais de 65 participantes, incluindo parceiros do ASL, beneficiários, agências de implementação e equipes de projetos do Brasil, Colômbia e Peru, reuniram-se na Segunda Conferência Anual do ASL em Leticia, Colômbia, de 3 a 5 de setembro para compartilhar conhecimentos, refletir sobre seu trabalho e inspirar uns aos outros. Os especialistas deram palestra sobre manejo florestal comunitário, acordos de conservação para restauração, mecanismos de financiamento para áreas protegidas e estratégias complementares de conservação. Relatório

Workshop sobre a formulação da segunda fase do programa ASL
Rio de Janeiro, Brasil | Setembro 25–28, 2018

O workshop identificou questões prioritárias para promover uma abordagem de paisagem para a intervenção na Amazônia e reuniu ferramentas inovadoras e pesquisas de especialistas na área de conservação e desenvolvimento sustentável. Vídeo: Workshop de preparação ASL2 

 


Primeira Conferência Anual do ASL 
Iquitos, Peru | Maio 7–10, 2018

A conferência reuniu representantes dos governos do Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador e Bolívia, assim como ONGs nacionais e internacionais, agências doadoras, o BM, WWF e PNUD para compartilhar conhecimentos e experiências sobre como melhorar a conservação da biodiversidade e a gestão sustentável das paisagens amazônicas. Website do evento | Relatório 

 


Webinars

Webinars Anteriores

Financiando a Conservação – O Papel dos Títulos

Outubro 19, 2023 

Prevê-se que o aumento da perda de biodiversidade tenha um impacto significativo na economia global. O Banco Mundial estima que a perda de serviços ecossistêmicos poderia reduzir o PIB global anual em até US$ 2,7 trilhões até 2030. Para enfrentar essa ameaça à biodiversidade, é necessário um capital que atualmente está fora de alcance. O Marco Global da Biodiversidade estima que a brecha de financiamento para lidar com a perda de biodiversidade é de US$ 700 bilhões por ano até 2030. Novas fontes de capital precisam ser desbloqueadas. A segunda edição desta série de webinars organizada pelo ASL sobre Financiamento Sustentável para a Natureza exploraró o uso de títulos para catalisar novas fontes de financiamento da conservação. Os títulos apresentam uma maneira inovadora de alavancar fundos para a conservação da biodiversidade e a restauração de ecossistemas, financiando uma ampla gama de atividades de conservação, como o gerenciamento de áreas protegidas, meios de subsistência sustentáveis e restauração florestal. O mercado de títulos verdes cresceu rapidamente desde que o primeiro título foi emitido em 2007, atingindo uma emissão acumulada de US$ 1 trilhão até 2020. Com base em exemplos práticos de todo o mundo, especialistas nesta área explicaram como diferentes tipos de títulos estão sendo usados para liberar recursos para a conservação e como modelos semelhantes poderiam ser aplicados para proteger a floresta amazônica e melhorar os meios de subsistência.

Saiba mais

 

Explorando os efeitos dos esforços de restauração no emprego

Agosto 29, 2023  

Este webinar explorou os benefícios sociais e econômicos que surgem das atividades de restauração no âmbito do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). Em colaboração com a Climate Focus, foi realizado um estudo que destaca a dinâmica de emprego associada à restauração florestal. Juntos, examinamos de perto os projetos de ASL na Colômbia, no Peru e no Brasil e analisamos detalhadamente os efeitos diretos e potenciais das atividades de restauração florestal no emprego por meio de análises e observações dos beneficiários. Este webinar proporcionou a oportunidade de descobrir os benefícios de investir na restauração, como insumos para decisões de financiamento público e privado no contexto da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas.

Saiba mais - Assista à gravação 

Desbloqueando o Financiamento Privado para a Natureza

Maio 23, 2023  

O financiamento privado pode e deve ser aproveitado para impulsionar a proteção e gestão crítica da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, que estão se deteriorando em um nível sem precedentes. Para enfrentar isso, em dezembro de 2022, as partes da Convenção sobre Diversidade Biológica adotaram o Marco Global sobre Biodiversidade Kunming-Montreal, que inclui uma meta de proteger pelo menos 30% das terras, águas interiores, áreas costeiras e marinhas globalmente até 2030, reconhecendo e respeitando os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, incluindo suas terras tradicionais, e mobilizando os recursos necessários para cumprir esse compromisso de "30 em 30". É amplamente reconhecido que as fontes tradicionais de financiamento para conservação, tanto globais quanto domésticas, não serão suficientes, havendo uma necessidade urgente de aproveitar novas fontes de financiamento. 

Com base no relatório de 2020 do Banco Mundial, "Mobilizando o Financiamento do Setor Privado para a Natureza”, este webinar explorou como o setor privado pode ajudar a desbloquear os recursos necessários para enfrentar as crises de biodiversidade e mudanças climáticas.

Saiba mais - Assista à gravação

Ponto de virada na Amazônia - Onde nos encontramos?

Dezembro 1, 2022  

Vários estudos indicam que a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, está se aproximando rapidamente de seu ponto de inflexão. Como destacado por Carlos Nobre e Tom Lovejoy, este ponto de inflexão é aquele em que partes da floresta tropical se tornarão ecossistemas mais secos devido à alteração dos padrões pluviométricos e estações secas mais intensas, ambas exacerbadas pelo desmatamento. Os impactos dentro da Amazônia, assim como além de suas fronteiras, podem ser catastróficos tanto para as pessoas quanto para a natureza, alterando o equilíbrio do qual a população local depende há milhares de anos, moldando suas vidas em torno do clima local, a base econômica proporcionada por suas florestas e águas, e os serviços ecossistêmicos (sumidouros de carbono, água doce, etc.) que proporciona a milhões de pessoas em todo o vasto continente. Este webinar, organizado pelo Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), financiado pelo GEF, sob a liderança do Banco Mundial, em conjunto com a iniciativa da Conservação da Amazônia, o Programa de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP), proporcionou uma discussão sobre o ponto de inflexão, com base em algumas das últimas análises fornecidas pelo MAAP, o que significa e onde estamos no ponto de inflexão (MAAP 164 e MAAP 144), bem como o papel estratégico dos territórios indígenas e áreas protegidas como defesa central para conter a chegada do ponto de inflexão (MAAP 141).

Saiba mais - Assista à gravação

Gestão sustentável da pesca na Amazônia - Estudo de caso Putumayo-Içá

Novembro 29, 2022  

A bacia amazônica possui a maior diversidade de peixes de água doce do mundo e a pesca é a principal fonte de renda e alimento para as comunidades ribeirinhas que a habitam. As espécies migratórias, movendo-se ao longo de rios que fluem livremente e ecossistemas conectados, como o Dourada (Brachyplatystoma rousseauxii), Tambaqui (Colossoma macropomum) ou Curimatã (Prochilodus nigricans) são as mais importantes comercialmente na Bacia Amazônica. No entanto, eles estão seriamente ameaçados por uma combinação de fatores como a pesca excessiva, a construção de infra-estrutura que interrompe sua rota migratória, a destruição de habitats de reprodução e a contaminação. A pesca insustentável e não regulamentada, aliada ao crescimento populacional em alguns centros urbanos, aumenta a demanda e resulta em estoques de peixes esgotados que não se reproduzem e se recuperam. Este problema requer ações conjuntas com a participação de diferentes atores comunitários, governamentais, acadêmicos e da sociedade civil para elaborar e implementar planos de manejo pesqueiro que considerem tanto o contexto da bacia amazônica quanto o contexto das sub-bacias específicas que a compõem. Neste cenário complexo e diversificado, vários modelos de gestão foram desenvolvidos e permitiram a identificação de fatores de sucesso para melhorar a gestão da pesca na região.

A série de palestras organizadas pelo Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) sob a liderança do Banco Mundial, em conjunto com o Field Museum de Chicago, visa apresentar diferentes experiências de gestão da pesca na Amazônia, destacando lições aprendidas que podem ser aplicadas em outros contextos. Este terceiro painel apresentou a visão) sobre a gestão sustentável dos recursos pesqueiros na escala regional da bacia amazônica; e a visão mais específica em nível de sub-bacia e em particular a bacia do rio Putumayo-Içá apresentada por representantes do Field Museum de Chicago e da Wildlife Conservation Society (WCS).

Saiba mais - Assista à gravação

Apresentação do estudo - Soluções de mulheres: Lições para a conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia

Outubro 25, 2022  A Amazônia alberga 47 milhões de pessoas com múltiplas culturas, nacionalidades, perspectivas e realidades. Em meio dessa diversidade, é importante reconhecer que mulheres e homens, jovens e pessoas idosas, participam diferentemente na tomada de decisões em relação à gestão dos recursos naturais e têm diferentes níveis de acesso e controle sobre os recursos naturais e os benefícios derivados dos mesmos. Estas diferenças - e muitas vezes iniquidades - também geram desigualdades na vulnerabilidade e resistência de mulheres e homens a riscos ambientais. Apesar das promissoras reformas que foram geradas nos últimos anos para reduzir as disparidades de gênero, é necessário continuar progredindo no reconhecimento do papel que as mulheres têm desempenhado como agentes de mudança, fazendo contribuições valiosas para a proteção e cuidado ambiental. Este webinar apresentou os principais resultados do estudo Soluções de Mulheres: Lições para Conservação e Desenvolvimento na Amazônia, elaborado pelo Centro de Pesquisa Florestal Internacional - CIFOR, encomendado pelo projeto regional do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia - ASL - liderado pelo Banco Mundial. O estudo destaca histórias de sucesso nas regiões amazônicas do Brasil, Colômbia e Peru, onde as disparidades de gênero foram reduzidas, e das quais podem ser extraídas lições e recomendações para outras intervenções. O evento contou com a presença de algumas das protagonistas destas histórias. Este evento faz parte da iniciativa do Grupo Banco Mundial Igualdade de Gênero e Desenvolvimento +10: Acelerar a Igualdade, que explora o importante progresso feito e as lições aprendidas nos últimos 10 anos para fechar as brechas de gênero e promover o empoderamento de meninas e mulheres e os impulsos para uma mudança transformadora no futuro. Ela oferece uma oportunidade de mostrar os sucessos, aprender e desenvolver ideias e mais impulso para o futuro da igualdade de gênero e da liderança das mulheres, ao mesmo tempo em que faz um balanço dos desafios remanescentes e fortalece as parcerias na busca de #AccelerateEquality.

Saiba mais - Assista à gravação

 

Inovação para o monitoramento da pesca na região amazônica

Setembro 29, 2022  

A bacia amazônica possui a maior diversidade de peixes de água doce do mundo e a pesca é a principal fonte de renda e alimento para as comunidades ribeirinhas que a habitam. As espécies migratórias, movendo-se ao longo de rios que fluem livremente e ecossistemas conectados, como o Dorado (Brachyplatystoma rousseauxii), Tambaquí (Colossoma macropomum) ou Boquichico (Prochilodus nigricans) são as mais importantes comercialmente na Bacia Amazônica. No entanto, eles estão seriamente ameaçados por uma combinação de fatores como a pesca excessiva, a construção de infra-estrutura que interrompe sua rota migratória, a destruição de habitats de reprodução e a contaminação. A pesca insustentável e não regulamentada, aliada ao crescimento populacional em alguns centros urbanos, aumenta a demanda e resulta em estoques de peixes esgotados que não se reproduzem e se recuperam.

A falta de conhecimento da dinâmica da população de peixes restringe o desenvolvimento de planos de manejo adequados. O desenvolvimento de ferramentas inovadoras de monitoramento que permitem a coleta de dados confiáveis sobre capturas de peixes, populações de peixes e seus padrões é um primeiro passo indispensável para melhorar a gestão da pesca na Amazônia, mas requer recursos técnicos, humanos e financeiros.

A série de palestras organizadas pelo Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) sob a liderança do Banco Mundial, em conjunto com o Field Museu de Chicago, visa apresentar diferentes experiências de gestão da pesca na Amazônia, destacando lições aprendidas que podem ser aplicadas em outros contextos. Este segundo painel, apresentou a experiência da ferramenta de monitoramento ICTIO (ictio.org), desenvolvida em colaboração entre comunidades locais e indígenas organizadas e pescadores, cientistas e organizações da sociedade civil, que hoje compõem a Rede Científica Cidadã para a Amazônia. ICTIO é um banco de dados e aplicativo compartilhado que registra, compila e compartilha observações das principais espécies comerciais de peixes amazônicos para entender melhor seus padrões de migração e extração, contribuindo assim para o manejo sustentável da pesca e a conservação dos ecossistemas aquáticos prioritários da Bacia Amazônica.

Saiba mais - Assista à gravação 

 

Fortalecendo a repartição dos benefícios do turismo com as comunidades locais

Julho 27, 2022  O turismo em áreas protegidas pode gerar benefícios para as comunidades locais que vivem ao seu redor, apoiando o desenvolvimento local e fortalecendo sua colaboração na conservação da biodiversidade. Para compartilhar os benefícios do turismo com a população local, foram estabelecidos acordos de compartilhamento de benefícios em todo o mundo por autoridades públicas, empresas privadas, comunidades e ONGs parceiras. Esses acordos proporcionaram uma gama de benefícios tangíveis e intangíveis para as comunidades. Mas sem um projeto e implementação eficazes, mesmo os mecanismos estabelecidos podem falhar e comprometer a premissa de um turismo sustentável e inclusivo.

Este webinar, co-organizado pelo ASL e GWP, abordou modelos de compartilhamento de benefícios, desafios e oportunidades, bem como recomendações para fortalecer esses acordos complexos. Vários modelos de iniciativas turísticas que estão beneficiando as comunidades locais para aumentar o impacto do turismo em áreas protegidas globais foram destacados.

Saiba mais - Assista à gravação (em Inglês)

 

Wildlife Insights: Uma plataforma para conservação e monitoramento da vida selvagem nos trópicos

Julho 21, 2022  A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e é o lar de uma em cada dez espécies conhecidas. Para ajudar a garantir a biodiversidade, são necessárias informações confiáveis e atualizadas para compreender a situação e as tendências das espécies de vida selvagem e enfrentar as principais ameaças. Este webinar compartilhou informações sobre Wildlife Insights e a ferramenta analítica criada para sites piloto na Amazônia para analisar dados de armadilhas fotográficas e responder perguntas-chave sobre a biodiversidade e o gerenciamento eficaz das áreas. A ferramenta, que é de grande valor para comunidades e gestores de áreas de conservação, fornece uma visão geral da riqueza de espécies, lista de espécies e ocupação de uma única espécie, e permite aos usuários selecionar e criar grupos de comparação e explorar como as populações de vida selvagem podem diferir sob diferentes condições, regimes de manejo, programas de conservação ou outros fatores.

A ferramenta foi desenvolvida dentro do Wildlife Insights, uma plataforma online que utiliza o aprendizado por máquinas para identificar animais em imagens de armadilhas fotográficas e fornece ferramentas para analisar e compartilhar facilmente informações importantes sobre a vida selvagem com o objetivo de recuperar populações de animais selvagens em todo o mundo. Uma ferramenta analítica personalizada para sítios amazônicos, sujeita a expansão, é um produto do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), financiado pelo GEF e liderado pelo Banco Mundial, uma iniciativa regional entre Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname para melhorar a gestão integrada da paisagem e a conservação dos ecossistemas em áreas prioritárias da Amazônia.

Saiba mais - Assista a gravação em: Espanhol (áudio original) - Inglês (interpretação) - Português (interpretação) / Baixar as apresentações.

 

Vozes jovens da Amazônia

Junho 30, 2022 

Os jovens desempenham um papel de liderança nos esforços para proteger os ecossistemas do planeta. Fazem isso para o presente e para o futuro que os espera. O programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) organizou este diálogo para apresentar o trabalho realizado até agora para incorporar os esforços dos jovens na conservação da Amazônia.

O evento foi uma oportunidade de ouvir as vozes das equipes do ASL e, acima de tudo, dos jovens participantes nas diferentes atividades. O evento permitiu conhecer as ações que estão sendo implementadas, as lições aprendidas e a visão de futuro que os jovens têm para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades da região amazônica.

Saiba mais - Baixe as apresentações - Assista à gravação (em Espanhol e Português)

 

GEF BBL - Bioeconomia - uma estratégia para a recuperação verde inclusiva na Amazônia

Junho 16, 2022  Este evento virtual, organizado pelo GEF, apresentou como o ASL, financiado pelo GEF, está apoiando a bioeconomia e outras soluções baseadas na natureza na região amazônica. O programa iniciou a implementação de seus projetos nacionais em 2018 e, através de seu trabalho, está promovendo uma economia dinâmica baseada na natureza e explorando múltiplas soluções baseadas na natureza sob uma abordagem paisagística.

O evento discutiu alguns dos resultados e lições aprendidas com o Programa ASL e um estudo de caso recente desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e The Nature Conservancy no Estado do Pará, Brasil. Este estudo inovador analisa o valor econômico e a importância da biodiversidade para a região amazônica. A apresentação do ASL também incluiu alguns exemplos concretos de projetos nacionais na Colômbia e no Peru, onde produtos florestais não madeireiros têm sido apoiados ao longo de várias cadeias de valor.

Saiba mais - Baixe as apresentações - Assista à gravação

 

Governança pesqueira: um modelo de gestão colaborativa para a Amazônia

Maio 26, 2022  A bacia amazônica tem a maior diversidade de peixes de água doce do mundo e a pesca é a principal fonte de renda e alimento para as comunidades ribeirinhas que a habitam. A pesca, que gera aproximadamente US$ 400 milhões por ano e dá emprego a, por exemplo, 200.000 pessoas somente no Brasil, está em risco. A superexploração da pesca como resultado de uma gestão inadequada afeta a segurança alimentar das populações que dela dependem, impactando negativamente a dinâmica ecológica dos ecossistemas e a renda familiar. Abordar essas ameaças e fortalecer a pesca como uma alternativa econômica sustentável e inclusiva requer múltiplas intervenções de diferentes escopos e escalas, mas onde o envolvimento das comunidades pesqueiras é fundamental em sua concepção, gestão e implementação.

A série de palestras organizadas pelo Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) sob a liderança do Banco Mundial, e em colaboração com o Field Museum de Chicago, visa apresentar diferentes experiências de gestão pesqueira na Amazônia, destacando as lições aprendidas que podem ser aplicadas em outros contextos. Nesta primeira discussão, foi apresentada a experiência de desenvolvimento de modelos de gestão da pesca na região de Loreto da Amazônia peruana, com o apoio do Instituto del Bien Común (IBC). Este modelo integrou múltiplas ferramentas de gestão que reconhecem costumes e conhecimentos locais e promovem a articulação entre as ações do setor público e a participação do cidadão. O diálogo contou com a presença de representantes de organizações que trabalham em outras regiões da Amazônia.

Saiba mais - Baixe as apresentações - Assista à gravação

 

Compartilhando experiências exitosas de engajamento dos povos indígenas e comunidades locais na conservação

Maio 5, 2022 Os povos indígenas e as comunidades locais (PICL) estão no centro das crises climática e de biodiversidade, tanto porque são afetados por elas como porque são uma parte essencial das soluções. Soluções como aumentar a porcentagem de áreas terrestres e marinhas globais sob conservação e melhorar seu manejo efetivo só serão possíveis se os povos indígenas e comunidades locais estiverem envolvidos, através de processos inovadores e inclusivos, na tomada de decisões relacionadas ao planejamento e manejo de recursos naturais em múltiplas escalas. Os povos indígenas e comunidades locais não só têm direitos sobre esses recursos naturais, mas também trazem perspectivas únicas, habilidades e uma riqueza de conhecimentos que podem ajudar a encontrar soluções para atender não apenas suas necessidades locais, mas também ameaças globais.

Este webinar, organizado conjuntamente pelo ASL e pelo Global Wildlife Programme (GWP), ambos financiados pelo GEF, apresentou uma seleção de abordagens e ferramentas implementadas na África e na América Latina que promovem a participação dos povos indígenas e comunidades locais na conservação dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável. A Iniciativa Legado compartilhou sua experiência no fornecimento de ferramentas e recursos para construir parcerias com as comunidades para seu Futuro Próspero, e a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem compartilhou um conjunto de metodologias participativas para ajudar os povos indígenas e comunidades locais a fortalecer suas capacidades no manejo da terra.

Saiba mais | Baixe as apresentações | Assista à gravação

 

Assegurando o financiamento sustentável para áreas de conservação: um guia para projetos de financiamento para a permanência

Dic 7, 2021  Governos e parceiros da sociedade civil intensificaram seus esforços para proteger e conservar a natureza de acordo com a meta global projetada de proteger 30% do planeta até 2030. Atingir esta meta exigirá mais - e melhor gerenciada - áreas protegidas e outras medidas de conservação eficazes baseadas em áreas, mas o financiamento atual não é suficiente para atender às necessidades existentes ou para aumentar as áreas protegidas. O Projeto de Financiamento para Permanência (PFP) é uma abordagem destinada a garantir as políticas, condições e financiamento completo para a proteção eficaz e duradoura dos sistemas de áreas protegidas. A publicação do ASL Assegurando o financiamento sustentável para áreas de conservação: um guia de projetos de financiamento para a permanência foi apresentado durante o webinar fornecendo uma visão geral das PFP's, seguido por uma discussão com um painel diversificado de partes interessadas nas PFP's que estão sendo implementadas atualmente.

Saiba mais | Baixar o relatório | Assista à gravação

 

Painel Científico para a Amazônia - A Amazônia que queremos

Nov 20, 2021  Em 2021, um grupo de mais de 200 cientistas líderes da região e de outras regiões se reuniu para formar o Painel Científico para a Amazônia (SPA), sem precedentes. O Painel é convocado pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e apresentou uma avaliação científica abrangente, a primeira de seu tipo, sobre o estado da Amazônia, suas tendências atuais e recomendações para a sustentabilidade a longo prazo do ecossistema e de sua população. O webinar teve como objetivo apresentar as recomendações do SPA e facilitar uma discussão sobre estratégias para promover a conservação e o avanço dos caminhos de desenvolvimento sustentável para a região.

Baixar o relatório científico do SPA sobre a Amazônia

 

Calculando o impacto econômico da mineração ilegal

Oct 5, 2021

A mineração de ouro artesanal ilegal e não regulamentada representa uma grande ameaça para os ecossistemas do mundo, incluindo a Amazônia. A ameaça não se deve apenas ao desmatamento e degradação causados pela atividade, mas também ao uso do mercúrio, que contamina a água e o solo e entra na cadeia alimentar local através dos peixes. Este webinar apresentou uma ferramenta inovadora, a Calculadora de Impacto da Mineração, projetada pelo Conservation Strategy Fund e encomendada pelo Ministério Público Federal brasileiro para estimar o valor monetário dos impactos sociais e ambientais das atividades ilegais de mineração de ouro, com foco no desmatamento, sedimentação de rios e poluição por mercúrio.

Saiba mais | Baixe a apresentação

 

Uma futura pandemia poderia vir da Amazônia?

Maio 11, 2021  

No último século e meio, as pandemias têm surgido aproximadamente a cada 20 anos. A Amazônia tem características - alta diversidade de hospedeiros de vírus da vida selvagem e taxas crescentes de desmatamento - que são comuns aos hotspots de doenças emergentes. No entanto, a Amazônia ainda é considerada atualmente uma área pouco disseminada. Este webinar organizado pelo programa ASL apresentou as conclusões do relatório "Poderia uma futura pandemia vir da Amazônia? A ciência e a política de prevenção de pandemias na Amazônia", que recomenda ações-chave para reduzir o risco de que a bacia se torne uma fonte de futuras pandemias.

Saiba mais | Baixe as apresentações | Assista à gravação

 

Rios que fluem livremente na região Amazônica

Feb 16, 2021 

Rios saudáveis sustentam estoques de peixes de água doce que melhoram a segurança alimentar de centenas de milhões de pessoas, fornecem sedimentos que mantêm os deltas acima do mar, mitigam o impacto de enchentes e secas extremas, evitam a perda de infra-estrutura e campos para a erosão e sustentam a alta biodiversidade. Novas pesquisas na Amazônia mostram que 16 dos 26 longos rios da região ainda estão em fluxo livre, enquanto as barragens planejadas reduziriam ainda mais esse número para 9. Este webinar apresentou os resultados das avaliações globais e da bacia amazônica, abrindo uma discussão sobre os benefícios globais, regionais e nacionais dos rios em fluxo livre, os impactos ambientais, sociais e econômicos da interrupção da conectividade fluvial, e recomendações para o planejamento multi-setorial e abordagens de proteção fluvial que se alinham com as metas de desenvolvimento.


Saiba mais | Baixe a apresentação | Assista à gravação

 

Aqui estão nossos webinars de 2022 e 2021. Para mais informações sobre os webinars de 2020 e anteriores, visite a seção de webinars sobre Paisagens Sustentáveis da Amazônia.

 


Eventos Paralelos

Global Landscape Forum GLF Amazônia - Facilitando espaços para a conservação sensível às questões de gênero: Soluções de mulheres da Amazônia

Virtual | Sep 22, 2021

Como parte do Fórum Global de Paisagens Amazônia 2021, foi realizado o evento Facilitando Espaços para a Conservação Responsiva ao Gênero: Soluções femininas da Amazônia, organizado pelo CIFOR e pelo ASL, para compartilhar lições preliminares aprendidas de iniciativas inclusivas de gênero baseadas no estudo das soluções femininas para a conservação e o desenvolvimento sustentável. As participantes dos casos selecionados compartilharam suas histórias e a equipe envolvida no estudo explicou a metodologia e os resultados iniciais.

A equipe de coordenação do ASL participou para apresentar o objetivo do estudo e sua importância no estabelecimento de uma estratégia sensível ao gênero para o programa. Assista ao evento GLF Amazônia aqui (com interpretação em inglês). 

Conferência IUCN - Colaboração para a proteção das pessoas e da natureza na Amazônia: O caso do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia

Virtual | Sep 6, 2021

O ASL apresentou sua experiência na promoção da colaboração multi-stakeholder para conservar e desenvolver de forma sustentável a Amazônia no Congresso Mundial de Conservação da IUCN em uma sessão virtual intitulada "Colaboração para a proteção das pessoas e da natureza na Amazônia: O caso do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia". Um painel de discussão inspirador com membros do governo, líderes indígenas, o setor privado, a ciência e representantes de doadores apresentou diferentes pontos de vista sobre as oportunidades e desafios de colaboração na Amazônia e como programas como o ASL podem enfrentá-los. Oradores incluídos: Juan Nicolas Galarza, Vice-Ministro, Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Colômbia; Rosa Cecilia Duran, Líder Indígena, Reserva Indígena Tierra Alta - Colômbia; Liliana Java, Líder Indígena Cocama, Puerto Nariño - Colômbia; Fany Kuiru, Líder Indígena Uitoto - Colômbia; Carina Pimenta, Diretora Executiva, Conexsus - Brasil; Emma Torres, Vice-Presidente para as Américas, Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU; e Avecita Chicchon, Diretora de Programas, Iniciativa Andes-Amazônia, Fundação Gordon e Betty Moore. O evento, moderado por Anna Wellenstein, Diretora Regional para América Latina e Caribe do Grupo de Prática de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, incluiu uma apresentação da coordenadora da ASL Ana Maria Gonzalez, e comentários finais de Carlos Manuel Rodriguez, CEO e Presidente do GEF, e Valerie Hickey, Diretora de Prática, Meio Ambiente, Recursos Naturais e Prática Global da Economia Azul, Banco Mundial. Saiba mais

Congresso RedLAC 2021 - Experiências dos Fundos Fiduciários de Conservação (CTFs) na implementação do modelo PFP - desafios e sucessos

Virtual | Sep 30, 2021

O ASL participou virtualmente do Congresso RedLAC 2021 na sessão "Experiências CTF na implementação do modelo PFP - Desafios e sucessos", onde especialistas internacionais e representantes de fundos ambientais foram convidados a compartilhar sua experiência na criação e desenvolvimento do modelo do projetos PFP, e seus desafios e realizações associados. O evento foi moderado pela coordenadora do ASL Ana Maria Gonzalez, e incluiu apresentações do Patrimonio Natural da Colômbia, do PROFONANPE do Peru e da presidenta da RedLAC Zdenka Piskulich. O evento incluiu uma apresentação sobre o Guia PFP do ASL. Assista à gravação

Floresta Amazônica, conectividade e territórios indígenas: desafios para a nova estrutura de biodiversidade global pós-2020 - Aliança NorAmazônica

Virtual | Julho 6, 2021

A Aliança Nordamazônica, uma aliança de oito ONGs nacionais que trabalham pela conservação da Amazônia, organizou uma série de discussões e reflexões entre especialistas, acadêmicos e líderes indígenas sob o tema "Floresta Amazônica, conectividade e territórios indígenas: desafios para o novo Marco Global de Biodiversidade" com o objetivo de contribuir para o diálogo para a negociação e desenvolvimento de uma agenda global de biodiversidade fortalecida, eficaz e participativa, e destacando o papel fundamental da Amazônia na proteção da biodiversidade.

O ASL foi convidado a participar do painel "Para uma Amazônia mais conectada: iniciativas de articulação bem-sucedidas", que foi moderado por Julia Miranda (Comissão Mundial de Áreas Protegidas) e apresentou experiências de sucesso de coordenação entre Povos Indígenas e governos locais e/ou autoridades ambientais, como uma nova alternativa de conservação e uma forma de alcançar o Objetivo 2 (30x30). A coordenadora do ASL Ana María González compartilhou o painel com Francisco von Hildebrand (Fundação Gaia Amazonas - Colômbia), Fabián Rodas (Corredor Sangay-Podocarpus para a Natureza e Cultura Internacional - Equador), Corine Vriesendorp ( Keller Science Action Center) e Decio Yokota (Instituto de Pesquisa e Formação Indígena - Brasil).

Assista à gravação | Leia o relatório completo do evento

Conferência Internacional: Gestão florestal sob uma abordagem de paisagem sustentável - MINAM

Virtual | Julho 2, 2021

O ASL participou da conferência virtual internacional: " Gestão florestal sob uma abordagem de paisagem sustentável", organizada pelo Programa Nacional de Conservação Florestal para a Mitigação da Mudança Climática do MINAM de 30 de junho a 2 de julho. O objetivo da conferência era discutir os desafios da mudança climática no manejo florestal integrado com base na experiência de atores privados, populações locais e autoridades governamentais na América Latina e em outras partes do mundo. O ASL foi convidado a participar de uma sessão sobre modelos de governança florestal e acordos de conservação na América Latina. Amalia Cuba, Diretora Geral de Estratégias de Recursos Naturais do MINAM, fez o discurso de abertura da sessão e a coordenadora do ASL, Ana María González, apresentou as experiências do ASL no desenvolvimento de acordos de conservação em diferentes escalas. Ela foi acompanhada por Martha Cuba, Diretora de Assuntos Internacionais do MINAM e Ponto Focal Operacional do GEF, que apresentou: Uma colaboração multi-stakeholder para mudanças sistêmicas: A experiência peruana na estrutura do ASL. O painel foi compartilhado com Thora Amend, Vice-Presidente de Governança da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN e Alejandro Roselli, Diretor de Comunidades e Incentivos da CI. Assista à gravação.

Panel de alto nivel sobre el reto regional de conectar paisajes protegidos y productivos en la Amazonía
Lima, Perú | Outubro 14–17, 2019

No âmbito do III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe, este evento focalizou como através do ASL Brasil, Colômbia e Peru trabalham juntos na proteção da importante biodiversidade global e na implementação de políticas para promover o uso sustentável dos recursos naturais e a restauração da cobertura vegetal nativa na Amazônia. Os participantes compartilharam experiências desenvolvidas no âmbito do Programa ASL para alcançar conectividade através da integração de áreas produtivas e protegidas em territórios estratégicos para conservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e melhoria das condições de vida das comunidades locais. Leia mais Inglês | Espanhol

Patrimônio do Peru: O desafio da sustentabilidade financeira para a gestão eficaz dos sistemas de áreas protegidas
Lima, Perú | Outubro 16, 2019

No âmbito do III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe, o evento, organizado pelo SERNANP, facilitou a discussão e o intercâmbio de conhecimentos sobre as oportunidades e desafios envolvidos no estabelecimento de mecanismos para a sustentabilidade financeira dos Sistemas de Áreas Protegidas e, em particular, da Iniciativa do Patrimônio Peruano. Adriana Moreira, responsável pela ASL, participou do evento, pois o ASL apoiou as atividades que levaram ao acordo de encerramento da Iniciativa em maio de 2019. O programa também apóia mecanismos similares no Brasil e no Peru. Visite o site do evento.

Uma iniciativa integrada para o manejo sustentável dos ecossistemas amazônicos
Da Nang, Vietnam | Junho 25, 2018

No âmbito da 6ª Assembléia do GEF, houve um evento paralelo e uma mesa redonda para a Amazônia que apresentou o programa ASL e suas parcerias com governos, doadores, agências de implementação e execução, e a troca de experiências em manejo florestal sustentável com a inclusão de princípios de manejo da biodiversidade em setores que impulsionam o desmatamento. Agenda | Apresentações 

Translate

EXPLORE OUR CONTENT

Image

Image

Image

Image

Image